Oi…

O post hoje está bem interessante, lendo a revista Claudia me deparei com uma matéria que fala de oito sinais que podem aparecer em nosso corpo, rosto, cabelo e unhas, vamos conferir o que querem dizer ?

1- Acne: O aparecimento de espinhas e inflamações depois da fase da puberdade pode significar um desequilíbrio nos hormônios, uma das suspeitas é a síndrome dos ovários policísticos, que ocorre quando o órgão produz mais hormônio masculino do que deveria, isso leva ao aumento da oleosidade e da acne, explica a Dermatologista Flávia Addor. Outros fatores que provocam esses sintomas são; cistos ovarianos, falta ou excesso do hormônio produzido pela tireoide ( glândula que regula o metabolismo). SE LAVARMOS DEMAIS O ROSTO, USAMOS MUITO ADSTRINGENTE OU TÔNICO, REMOVEMOS A CAMADA NATURAL E SAUDÁVEL DA PELE, como medida de proteção do corpo, acontece o efeito rebote, ou seja, é expelida ainda mais gordura.

2- Oleosidade: Apesar de a oleosidade nem sempre levar à acne, os dois problemas estão normalmente associados. O primeiro alvo de investigação são os hormônios, a síndrome dos ovários policísticos e cistos podem gerar uma desordem que resultam na produção de mais sebo, o consumo de alimentos gordurosos também é um agravante. DIFERENTEMENTE DO QUE A MAIORIA COSTUMA ACREDITAR, A FALTA DE HIDRATAÇÃO DA PELE OLEOSA É UM FATOR NEGATIVO, não ingerir líquidos o suficiente, por exemplo, faz o corpo compensar com mais oleosidade, explica o médico, USO DE PRODUTOS NÃO COMPATÍVEIS COM SUA PELE SÓ PIORA ESSA CONDIÇÃO.

3- Dermatite: São manchas avermelhadas que descamam a pele, processo inflamatório. PODEM SER CONSEQUÊNCIAS DE ALERGIAS COMUNS, COMO BIJUTERIAS OU COSMÉTICOS.Algumas pessoas tem têm predisposição a dermatite e são mais sensíveis a estímulos químicos, emocionais ou externos. BANHO MUITO QUENTE E STRESS DESENCADEIAM O PROCESSO, explica Flávia addor. Existem marcas semelhantes que entregam a deficiência de vitaminas do complexo B, como a B2 e a B6, presentes em peixes, verduras e frutas.

4- Pele Seca: Com a idade, os níveis de hormônios diminui e a pele tende a ficar mais seca e preder o viço. A hidratação é o caminho para melhorar isso. UMA DIETA SAUDÁVEL,COM FRUTAS, VERDURAS E LEGUMES, AJUDA A RETER A ÁGUA NO CROPO, afirma Marcelo Bellini. Fatores que agravam; sabonetes agressivos, alterações do metabolismo, mau funcionamento dos rins. VITAMINAS DO COMPLEXO B, PRESENTES EM PEIXES, E ÁCIDO FÓLICO, ENCONTRADO NOS GRÃOS INTEGRAIS, SÃO ESSENCIAIS PARA A SAÚDE DA PELE, diz o médico.

5- Manchas Escuras: Para a dermatologista, as manchas são um assunto vasto. Só o médico pode dar informações precisas sobre a importância da cor e do tamanho delas e dizer se oferecem algum perigo. Entre as escuras, a mais comum é o melasma, um distúrbio de pigmentação. Esse tipo de mancha ocorre devido a desequilíbrios hormonais e pode piorar com a radiação solar. O USO DE PROTETOR SOLAR E ANTICONCEPCIONAL ESTÁ ENTRE OS TRATAMENTOS PARA EVITAR A FORMAÇÃO DOS MELASMAS.  Os cremes clareadores prometem amenizar as manchas, mas, em casos extremos, lasers e peelings podem se bons recursos. Também há as sardas, manchas genéticas que não podem ser evitadas, NO ENTANTO O AUMENTO DELAS, EM GERAL, É CONTIDO COM PROTEÇÃO SOLAR. Já o aparecimento das manchas vermelhas ás vezes é indicio de doenças virais, alerta Flávia Ravelli, segundo ela MANCHAS VERMELHAS TAMBÉM DENUNCIAM PROBLEMAS NO FUNCIONAMENTO DO FÍGADO.

6- Manchas Claras: As brancas podem ser sinal de alterações na barreira de proteção da pele. QUANDO ELA NÃO CONSEGUE MANTER A HIDRATAÇÃO, FICA RESSECADA E FORMAM-SE ESSAS MANCHAS. Tomar banhos muito quente e fazer esfoliações diárias destrói essa camada protetora. O TRATAMENTO INCLUI USAR HIDRATANTES DIARIAMENTE. Os médicos alertam para a diferença entre esse tipo de mancha e a MICOSE: apesar da cor semelhante, a micose descama e a outra não, há também o VITILIGO, doença cutânea crônica.

7- Pintas: Elas dividem-se em dois grupos: as congênitas, que nascem com a pessoa, e as adquiridas com o tempo. O SOL É UM DOS MAIORES RESPONSÁVEIS PELO APARECIMENTO DAS PINTAS, portanto, usar protetor ajuda muito na prevenção,mesmo áreas que não costumam ficar expostas ao sol podem ser danificadas. ATENÇÃO: PINTAS PODEM SER BENIGNAS OU MALIGNAS, tem sempre que busca a opinião de um especialista.

8- Queda de Cabelo + Unhas Frágeis: Tanto os fios de cabelo quanto as unhas são sensíveis a mudanças nutricionais. Por exemplo, a anemia, baixo nível de ferro no sangue, piora a qualidade da oxigenação das células, dificultando o crescimento saudável de ambas as estruturas. A deficiência pode ocorrer porque não se está ingerindo quantidade suficiente do mineral, presente no leite, em carnes e ovos, ou porque houve grande perda de sangue na menstruação. Pode ainda ser sinal de que o corpo não está realizando corretamente o processo de absorção. O zinco e o cobre também são substâncias importantes, pois, com o ferro, compõem a estrutura do cabelo e das unhas. Até as vitaminas auxiliam no processo. DIETAS RIGOROSAS FEITAS SEM ORIENTAÇÃO MÉDICA E EXERCÍCIOS FÍSICOS EM EXCESSO GERAM CARÊNCIAS, alerta Flávia Addor.

(Rev. Claudia, junho 2013)

Gostaram das informações? Espero que tenha ajudado a esclarecer um pouco sobre essas questões.

Beijinhos e até mais…

Advertisements